Joana Mendes

Joana Mendes

Joana Mendes é Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), desde 2016.

Recentemente, adquiriu estatuto de Especialização Avançada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: Bases Teóricas, Avaliação e Intervenção, pelo Instituo Criap.

Ao longo do seu percurso profissional, exerceu funções como terapeuta da fala na Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH), colaborando com as valências de Unidade de Cuidados Continuados Integrados, Centro de Dia para Pessoas com Demência, Estrutura Residencial para Idoso, Lar Residencial da Sé e Colégio. Exerceu ainda, funções na Clínica Saúde Mental e Desenvolvimento na Ilha Terceira, onde desenvolveu a prática clínica com crianças e adolescentes, nas diferentes áreas de intervenção com esta população.

No âmbito da formação, destaca a sua participação como preletora no II Encontro Partilhar para Não Esquecer com o tema “Estratégias para uma Comunicação funcional” dirigido a cuidadores formais e informais de pessoas com Demência e no Seminário “Doenças Degenerativas – Uma Abordagem Multidisciplinar” com o tema “Disfagia nas Demências: Quando a hora de refeição é uma luta constante” destinado a profissionais de saúde. Além disso, conta com a publicação de um artigo de opinião no Diário Insular “Como melhorar a comunicação com as pessoas com Alzheimer” (2017).

Actualmente, realiza serviços de terapia da fala no Colégio da SCMAH, em contextos privados, assim como domiciliários.

Salienta do seu percurso de formação, as práticas desenvolvidas através dos estágios clínicos e comunitários, realizados na Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras, na Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente- ELI Barreiro, na Residência Geriátrica Conforto dos Avós, na Liga dos Amigos da Terceira Idade: Unidade de Cuidados Continuados Integrados, na Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas dos Concelhos de Moita e Barreiro (Cerci MB) e no Hospital de São Bernardo.

Através das experiências enumeradas, desenvolveu o gosto por diversas áreas de atuação, com as diferentes populações alvo (crianças e adultos), sentindo a necessidade de desenvolver conteúdos e manter a sua atualização. Para tal, conta com diversos certificados de formação complementar, nomeadamente: Curso Intensivo de Formação Profissional: "Dificuldades de Leitura e Escrita" (E-learning), Curso de Formação Profissional: Integração Sensorial na Alimentação, Formação – “Aprendizagem e Perturbações da Escrita e da Leitura”, Formação Profissional de Avaliação e Intervenção nas Disfagias Orofaríngeas, Formação Profissional em “Terapia Miofuncional Orofacial” e Formação na Aplicação da Bateria ACCLE.

Telefones: 910 580 686
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Possui a cédula profissional número C -058614176.